Trombose venosa

Trombose Venosa Profunda e Tromboflebite

Trombose venosa profunda – TVP – e a oclusão de uma veia que faz parte do sistema venoso profundo pela formação de um trombo (coagulo) dentro da veia a sua maior e mais grave complicação é a embolia pulmonar que muitas vezes pode levar a morte seu tratamento é clínico baseado no uso de medicações que atuam sobre a coagulação do sangue diminuindo sua atividade “afinando o sangue”. Na maioria das vezes ela acomete as veias dos membros inferiores e pode ser ocasionada por diversos fatores. A Flebite e a inflamação da parede de uma veia superficial que provoca dor e a formação de um cordão endurecido e vermelho no local, na maioria das vezes seu tratamento também é clínico não tem conseqüências tão grave como a trombose venosa profunda exceto quando se ela for uma flebite da veia safena maior.

img-trombose

Veias profundas das pernas

  • Veias Femorais, Poplíteas e as VV. Tíbias anteriores e posterioes e fibulares

Veias superficiais da perna

  • Veias Safenas maior ou magna ou interna
  • Veias Safenas menor ou parva ou externa
  • Veias reticulares das pernas
  • Varizes

Complicações da Trombose Venosa Profunda

EMBOLIA PULMONAR.

Estima-se que o tromboemolismo pulmonar seja responsável por 12% das mortes de pacientes hospitalizados. Grande parte dos êmbolos é proveniente das veias profundas das extremidades inferiores. A gravidade do episódio embólico depende da extensão da oclusão arterial pulmonar e da liberação de agentes vasoativos que aumentam a resistência vascular pulmonar e afetam negativamente a troca gasosa.img-complicacoes-trombose SÍNDROME PÓS-TROMBÓTICA.

É denominada síndrome pós-trombótica (SPT) o conjunto de sintomas e sinais de insuficiência venosa crônica que seguem cronologicamente a apresentação de um ou vários episódios dos sistemas venosos profundos dos membros inferiores.

“Dr. Claudio Gabriele Especialista em Cirurgia
Vascular, Endovascular e Angioradiologia
SBACV- AMB”