Revascularização de membros inferiores

Revascularização de membros inferiores é indicada nos casos em que há um comprometimento da circulação arterial dos membros inferiores, que coloca em risco de amputação o membro afetado pela obstrução da circulação nas artérias. Na maioria das vezes a causa é a aterosclerose. A aterosclerose é uma doença de incidência progressivamente e é causa da maioria das doenças cardio vasculares como:

  • Derrame – Acidente Vascular Cerebral isquêmico – AVCI.
  • Infarto Agudo do Miocárdio – IAM.
  • Doença Arterial Obstrutiva dos Membros inferiores.

Quando há risco de amputação então é indicado a realização da revascularização (ByPass ou ponte) que pode ser realizado com a veia safena do paciente ou uma prótese sintética que substitui a artéria doente ou ainda através da angioplastia por cateterismo.

Doença Arterial Obstrutiva Periférica DAOP.

Comum em paciente tabagista (fumantes), diabético, com colesterol alto que leva a obstrução das artérias e consequentemente diminuído o fluxo de sangue arterial (sangue rico em oxigênio) para os membros inferiores.

Sintomas mais comuns:

  1. Dor tipo claudicação – paciente refere a dor ao caminhar determinada distância e ao interromper a caminhada a dor cessa.
  2. Dor repouso é um sinal de piora e o paciente passa a referir dor em repouso que é constante e não melhora.
  3. Cianose dos dedos dos pés (pele com aspecto azul OU AROXEADA), palidez, diminuição da temperatura da pele este sinais indicam que a doença esta piorando e aumenta a chance de amputação se a circulação arterial nos membros inferiores for restaurada.

“Dr. Claudio Gabriele Especialista em Cirurgia
Vascular, Endovascular e Angioradiologia
SBACV- AMB”