Com o intuito de promover eventos científicos para que temas importantes da medicina na área vascular sejam difundidos e compartilhados entre os médicos, a Seccional Bauru-Botucatu da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular organizou, na última quinta-feira – dia 14 – na cidade de Bauru, um evento que contou com 18 médicos, entre eles, vasculares e neurologistas.
Responsável pela organização do encontro, o secretário da Seccional e cirurgião vascular e endovascular Claudio Gabriele, conta que trazer profissionais com experiência em cirurgia vascular visa contribuir com a construção do conhecimento e aprimoramento dos médicos convidados. E que isso, consequentemente, contribui no âmbito social, já que pode aprimorar o atendimento médico à população
Foram convidados para palestrar no evento o cirurgião vascular Alexandre Anacleto e a médica vascular Marcia Morales, ambos da cidade de São José do Rio Preto e referências da especialidade. Marcia Morales abordou no evento a doença carotídea assintomática, seu tratamento e como manusear pacientes com esse diagnóstico. E Alexandre Anacleto falou sobre a cirurgia aberta do aneurisma de aorta abdominal e justa-renal, quais são seus protocolos e compartilhou sua experiência com o procedimento que é imprescindível, considerando a delicadeza desse procedimento cirúrgico.
Marcia Morales aponta a importância em se falar da doença carotídea pela prevalência dela na população e os prejuízos sociais e econômicos gerados pela doença. Ela ainda ressalta que a relevância do evento está na troca de conhecimento que ele resulta. “As reuniões menores agregam muito mais do ponto de vista de conhecimento do que os congressos grandes, é aqui que discutimos os casos e interagimos mais com quem está estudando o assunto”, esclarece Morales.
Alexandre Anacleto explica que a cirurgia de grande porte ainda precisa crescer na cidade de Bauru e que esse evento contribui em muito nessa evolução. “O encontro permite a difusão da experiência e o compartilhamento de conhecimento com os médicos que estão iniciando ou que queiram se aprofundar nos temas e, assim, possam aprender baseados na nossa experiência”, aponta Anacleto.
O médico vascular Livio Nakano foi um do convidados para o encontro, ele afirma que eventos como esse não beneficiam apenas os médicos presentes, mas também a população, já que ao aprofundar as técnicas e aprimorar o conhecimento é possível oferecer um melhor tratamento para os pacientes.
A coordenadora do serviço de neurologia do Hospital de Base e membro da equipe de neurologia do Hospital da Unimed de Bauru, Marcia Polin esteve no encontro e declara, “como 25% dos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) são causados pela doença carotídea é muito importante nos aprofundarmos, conhecer esse assunto para que possamos referenciar os pacientes para um tratamento adequado”.
O organizador do evento Claudio Gabriele conclui, “o conhecimento precisa ser compartilhado, de nada nos adianta retê-lo. A importância está aí, em compartilharmos para poder evoluir”.
O encontro aconteceu no restaurante La Terrasse, teve início às 20:30 e após as aulas ministradas pela médica Marcia Morales e pelo médico Alexandre Anacleto, foi servido um jantar para os convidados. O evento contou com o apoio dos laboratórios Bayer e Servier e da empresa Sigvaris, por meio dos representantes regionais dessas organizações.
Reportagem: Ana Carolina Ribeiro